O Que São Métricas, Indicadores e KPIs?
Entenda de uma vez como diferenciar métricas indicadores e KPIs, e eleve o nível das suas análises entendendo os objetivos e metas da sua empresa.
DICIONÁRIO DE DADOS.
Felipe Manso
5/17/20252 min read


Você já ficou confuso com tantos termos técnicos como métrica, indicador e KPI no universo da análise de dados? Se a resposta for sim, pode ficar tranquilo que eu vou te ajudar a entender cada um deles. Esses conceitos são essenciais para quem trabalha com dados, mas muitas vezes são usados como sinônimos — o que pode atrapalhar a clareza e a tomada de decisões estratégicas.
Neste artigo do Dicionário de Dados, vamos explicar de forma simples e direta o que são métricas, indicadores e KPIs, qual a diferença entre eles e como usá-los corretamente no dia a dia. Com exemplos práticos, este guia é ideal para quem está começando na área de dados ou quer reforçar suas bases.
Se você quer entender como medir o que realmente importa, continue a leitura!
"As métricas são como peças soltas de um quebra-cabeça, os indicadores começam a montar a imagem, mas os KPIs mostram a figura que realmente importa para alcançar o objetivo."
Beleza, mas como eu diferencio métricas, indicadores e KPIs na prática?
As métricas são dados quantitativos simples que descrevem algo que possa ser medido, como por exemplo:
Quantidade de usuários.
Quantidade vendida.
Quantidade de cliques
Total de impressões e etc
E é a partir das métricas é que criamos os indicadores.
O indicador é uma métrica que foi contextualizada, geralmente mostrando a relação entre duas ou mais métricas.
Taxa de conversão (número de compras ÷ número de visitantes)
Crescimento mensal de vendas (% em relação ao mês anterior)
Tempo médio de resposta ao cliente
Indicadores ajudam a entender tendências, eficiência, desempenho, mas ainda não necessariamente são estratégicos.
KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance), ou seja, é um indicador estratégico que mede o sucesso de uma atividade essencial para atingir os objetivos do negócio. Sempre vai estar alinhado a metas e áreas chave da empresa.
Taxa de retenção de clientes em um app
Receita média por usuário (ARPU) em uma plataforma de streaming
Custo de aquisição de cliente (CAC) em uma campanha de marketing
Todo KPI é um indicador, mas nem todo indicador é um KPI. O que define um KPI é a sua relevância estratégica.
Vamos exemplificar!


Entender o que são métricas, indicadores e KPIs — e saber diferenciá-los no dia a dia — ajuda não só a enxergar melhor os objetivos e estratégias da empresa, mas também a fazer análises mais completas e que realmente façam diferença no negócio.
Espero que essa explicação tenha ajudado no seu entendimento e até o próximo dicionário de dados, valeu!
comunicacao@felipemanso.com.br
© 2025. All rights reserved.