O Que São Métricas, Indicadores e KPIs?

Entenda de uma vez como diferenciar métricas indicadores e KPIs, e eleve o nível das suas análises entendendo os objetivos e metas da sua empresa.

DICIONÁRIO DE DADOS.

Felipe Manso

5/17/20252 min read

Você já ficou confuso com tantos termos técnicos como métrica, indicador e KPI no universo da análise de dados? Se a resposta for sim, pode ficar tranquilo que eu vou te ajudar a entender cada um deles. Esses conceitos são essenciais para quem trabalha com dados, mas muitas vezes são usados como sinônimos — o que pode atrapalhar a clareza e a tomada de decisões estratégicas.

Neste artigo do Dicionário de Dados, vamos explicar de forma simples e direta o que são métricas, indicadores e KPIs, qual a diferença entre eles e como usá-los corretamente no dia a dia. Com exemplos práticos, este guia é ideal para quem está começando na área de dados ou quer reforçar suas bases.

Se você quer entender como medir o que realmente importa, continue a leitura!

"As métricas são como peças soltas de um quebra-cabeça, os indicadores começam a montar a imagem, mas os KPIs mostram a figura que realmente importa para alcançar o objetivo."

Beleza, mas como eu diferencio métricas, indicadores e KPIs na prática?

As métricas são dados quantitativos simples que descrevem algo que possa ser medido, como por exemplo:

  • Quantidade de usuários.

  • Quantidade vendida.

  • Quantidade de cliques

  • Total de impressões e etc

E é a partir das métricas é que criamos os indicadores.

O indicador é uma métrica que foi contextualizada, geralmente mostrando a relação entre duas ou mais métricas.

  • Taxa de conversão (número de compras ÷ número de visitantes)

  • Crescimento mensal de vendas (% em relação ao mês anterior)

  • Tempo médio de resposta ao cliente

Indicadores ajudam a entender tendências, eficiência, desempenho, mas ainda não necessariamente são estratégicos.

KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance), ou seja, é um indicador estratégico que mede o sucesso de uma atividade essencial para atingir os objetivos do negócio. Sempre vai estar alinhado a metas e áreas chave da empresa.

  • Taxa de retenção de clientes em um app

  • Receita média por usuário (ARPU) em uma plataforma de streaming

  • Custo de aquisição de cliente (CAC) em uma campanha de marketing

Todo KPI é um indicador, mas nem todo indicador é um KPI. O que define um KPI é a sua relevância estratégica.

Vamos exemplificar!

Entender o que são métricas, indicadores e KPIs — e saber diferenciá-los no dia a dia — ajuda não só a enxergar melhor os objetivos e estratégias da empresa, mas também a fazer análises mais completas e que realmente façam diferença no negócio.

Espero que essa explicação tenha ajudado no seu entendimento e até o próximo dicionário de dados, valeu!